As mãos das famílias trabalhadoras de Massapê, que fizeram a Ocupação Nestor Makhno, estão abertas para colher os frutos de sua árdua luta. Em abril de 2023, elas ocuparam a Fazenda Campo Grande que estava improdutiva há décadas. Com muita luta semearam a terra e realizaram criação de animais de pequeno porte. A resistência conseguiu barrar as tentativas de despejo até o dia 6 de dezembro de 2023, quando a comunidade foi despejada. Porém, a indignação virou combustível para a 1º Ocupação em Defesa da Casa Comum que ocorreu com a força de diversas organizações do povo cearense no mesmo mês. Com isto, o Governador Elmano se comprometeu em assinar a aquisição de um imóvel para o assentamento das famílias despejadas. Em março de 2024 tivemos a confirmação da assinatura.
Infelizmente, as coisas não são tão rápidas como a necessidade pede. Hoje, janeiro de 2025, as famílias ainda não tiveram seu justo assentamento. As burocracias dos cartórios locais são um grande entrave, que dificulta a agilidade nos processos de aquisição de imóveis rurais para fins de reforma agrária.
Enquanto isso, a tarefa principal é manter os vínculos entre o povo para estar preparado para agir quando for necessário. Pois a força que move a história está conosco, a força de quem trabalha.