Fundado o Comitê Embrião da Terra Liberta no Espirito Santo

É um grande passo para a nacionalização da Organização Popular Terra Liberta. Neste mês de fevereiro anunciamos a fundação do 1º Comitê Embrião da Terra Liberta, localizado no Estado do Espirito Santo, sudeste do Brasil. Celebramos que o projeto iniciado em Fortaleza, Ceará, encontra correspondência em uma militância tão aguerrida do outro lado do país.

Desejamos a terra em que o comitê se ergue possa trazer a força das revolta dos povos contra a dominação. Que a força da Revolta Indígena de Reritiba contra a opressão dos jesuitas colonizadores possa inspirar os passos que este novo comitê realizará.

Caso você tenha interesse em fazer parte do comitê capixaba, entre em contato com a Terra Liberta. Leia a carta de fundação escrita pelos integrantes do comitê e compartilhe para que mais pessoas possam integrar esta iniciativa em luta por terra e liberdade!

CARTA DE FUNDAÇÃO DO COMITÊ EMBRIÃO DA TERRA LIBERTA NO ESPIRITO SANTO.

Organizados em torno da causa dos trabalhadores em sua luta por autonomia, dignidade e justiça social, somos nós mesmos um grupo interessado em fazer avançar a luta e a mobilização da classe oprimida de modo a fazer frente aos desafios do capitalismo e da opressão em nossas comunidades. Defendemos radicalmente a igualdade e a auto gestão, a promoção do poder popular e a construção de alternativas de baixo pra cima ao poder constituído. Acreditamos no poder dos oprimidos em encontrar soluções para seus próprios problemas e na capacidade do povo periférico em propor soluções politicamente adequadas ao seu próprio ambiente, lidando criativamente com os desafios postos no cotidiano.

Como indivíduos, alguns de nós nos conhecemos no interior da luta antifascista no cenário capixaba durante os protestos pelo Fora Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19, mas passamos a hastear a mesma bandeira participando de um coletivo de militantes do movimento libertário do Espírito Santo desde 2022. Outros de nós, da região sul do estado, tiveram uma ocupação em Itapemirim como inspiração para a construção de uma Terra Liberta. Trabalhadores, de outro movimento, ocuparam uma terra que estava inativa há anos, construíram moradia e fizeram dela um lar, mas o Estado cumprindo seu papel como perpetuador da propriedade privada utilizou seu aparato militar (tropa de choque, cavalaria e veículos aos montes) e despejou brutalmente dezenas de famílias destruindo suas casas e tudo que, por meses, haviam construído.
Hoje sentimos que, como parte desse grupo, devemos elevar a batalha para o próximo nível, reunindo forças para agir dentro de nossas comunidades com um projeto político melhor coordenado.

Temos como objetivo a construção de um Comitê Embrião da Organização Popular Terra Liberta, onde pretendemos começar nossas atividades com um grupo de estudos, visando entender como podemos melhor agir e quais as táticas mais promissoras dentro do nosso contexto, bem como trabalhar na divulgação das ações da FOB e do Terra Liberta para grupos e indivíduos com interesse na organização autônoma da classe trabalhadora capixaba.


Continuar a plantação dos comitês embrião!

Em Dezembro de 2023, convocamos os lutadores do povo à somar neste processo de construção de Comitês Embrião por todo o país. Estes comitês são espaços para agregar pessoas interessadas na construção da organização em localidades que ela ainda não está presente, Entre em contato e inicie um em sua localidade também!

Deixe um comentário